A biotecnologia que revoluciona a agricultura


A C&L Biotech é uma startup de base biotecnológica, incubada na ESALQTec, que tem como missão oferecer soluções sustentáveis e inovadoras para o setor agrícola. A primeira inovação desenvolvida pela C&L Biotech é um inoculante contendo bactérias fixadoras de nitrogênio capaz de reduzir em mais de 50% o uso de fertilizantes nitrogenados solúveis na cultura de cana-de-açúcar, gerando economia e sustentabilidade para a cadeia canavieira.

A motivação para o empreendedorismo surgiu em virtude dos resultados promissores obtidos pelos Engenheiros Agrônomos: Alice de Sousa Cassetari e Adriano R. Lucheta, sócios da C&L Biotech, em pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos biofertilizantes durante a pós-graduação na ESALQ/USP. O período de pré-incubação na ESALQTec permitiu que esses resultados deixassem o laboratório e se transformassem em novas tecnologias aplicadas à agricultura, visando práticas ambientalmente mais sustentáveis sem perda de produtividade, tão desejadas pelo setor.

O compromisso da C&L Biotech é oferecer produtos que atendam as necessidades dos agricultores e que estejam alinhados com as tecnologias mais recentes adotadas no campo. Para isso, a empresa desenvolve continuamente um programa de P, D & I voltado para o aprimoramento das formulações e processos produtivos, redução de custos e aumento do portfólio de produtos e conta com a assessoria externa do pesquisador e professor do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP, Dr. Marcio Rodrigues Lambais. Além do inoculante para a cultura da cana-de-açúcar, a C&L Biotech pretende expandir sua tecnologia para outras espécies de gramíneas, como o milho e sorgo, altamente dependentes da aplicação de fertilizantes nitrogenados químicos .

A inovação e impacto da tecnologia desenvolvida pela C&L Biotech foi reconhecida com a recente aprovação do Projeto PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e seleção para a participação no programa Startup Agro/Digital Piracicaba, oferecido pelo SEBRAE/SP.

As iniciativas promovidas pela ESALQTec, como os programas de apoio e aceleração das Startups, e a criação do AgTechValley, serão fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da C&L Biotech como empresa incubada.

“ Estamos muito satisfeitos com o desempenho da startup, tanto tecnológico como empresarial. Os empreendedores demonstraram dedicação e persistência para iniciar o processo de transformação do conhecimento acadêmico em inovação, o que é um dos objetivos da ESALQTec. Também a participação em programas de aprimoramento em gestão está sendo bem aproveitado, o que se tornará um diferencial claro para o sucesso da empresa” diz Sergio Marcus Barbosa, gerente-executivo da ESALQTec.

Texto: Alice Cassetari e Adriano Lucheta

Add a Comment