BBQ – Brazil Beef Quality, a Startup AgTech que comprova cientificamente a qualidade da carne

Foto: Júlia Lopes Moreira

Via: Blog da Carne
Por: Juliana Chini

Já pensou ir ao mercado comprar carne e se deparar com uma etiqueta que dá uma nota para cada peça  e ainda te informa qual a melhor forma de preparo?  E que toda essa informação não é subjetiva, mas  cientificamente comprovada? Em breve, isso será possível. A Brazil Beef Quality, mais conhecida como BBQ, é uma startup agtech residente na ESALQTEC (a incubadora da ESALQ-USP) e que possui a missão de missão principal desenvolver soluções para garantir uma carne bovina com qualidade cientificamente comprovada, através do desenvolvimento de um indicador que facilita a identificação da qualidade da carne no momento da compra. O projeto tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).


Para este sistema de certificação, o trabalho começa no frigorífico. Diversos aspectos da carcaça são analisados e avaliados, entre eles o pH, gordura, idade do animal, sexo e até a posição da carcaça no frigorífico. Através de uma análise sensorial com consumidores, são desenvolvidas equações que possam predizer a qualidade da carne através de indicadores que estarão disponíveis na embalagem.

Embora sempre tenha sido discutido sobre a necessidade de um sistema de certificação da qualidade no Brasil, até então não existia um sistema de certificação da qualidade a nível nacional e que contemple todas as raças e marcas, como há nos Estados Unidos e Austrália. E os benefícios são para todos os elos da cadeia, pois o produtor é valorizado ao receber bonificações conforme atinge determinados níveis de qualidade, a indústria atestando esta qualidade, o varejo vende uma carne com qualidade garantida ao seu cliente e o consumidor final possui a informação e conveniência necessários para a carne ficar cada vez mais macia e saborosa.

Quer saber mais sobre o projeto? O Blog da Carne entrevistou o Diretor da Brazil Beef Quality. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=sZqc4vA-0zY

Add a Comment