ESALQTec
Ideias e ações inovadoras saem daqui!

A EsalqTec

A ESALQTec Incubadora Tecnológica é um órgão que atua junto à ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz/Universidade de São Paulo) como um centro de apoio a empreendedores da área Tecnológica ligadas ao Agronegócio no desenvolvimento de seus negócios.

A ESALQTec procura incentivar e dar suporte a criação de startups, micro e pequenas empresas de inovação que atendam os gargalos de desenvolvimento tecnológico no mercado nacional, gerando produtos, processos e serviços baseados em tecnologia incremental e avançada.

Atualmente a ESALQTec conta com mais de 70 empresas, entre residentes, associadas e em pré-incubação que desenvolvem projetos nas áreas de que desenvolvem projetos de TI, entomologia, biogás, controles biológicos, etc.

Nossa História

Em 1994 foi criada a Incubadora de Empresas Agrozootécnicas, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP. Através de um convênio, formalizado em 2005, entre a universidade e diversas instituições, sua denominação passou a ser ESALQTec Incubadora Tecnológica.

Participou deste importante processo de revitalização da incubadora a Universidade de São Paulo (USP); Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ); Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Ciências e Tecnologia e Desenvolvimento (SCTDE); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae) e a Prefeitura Municipal de Piracicaba.

A ESALQTec está instalada na fazenda Areão, que possui 130 hectares de extensão, numa área anexa ao Campus “Luiz de Queiroz”. A fazenda fica na Av. Limeira, s/n., em Piracicaba, São Paulo. A incubadora está conglomerada num espaço de dez mil metros quadrados e seu prédio é constituído por oito módulos de trinta e dois metros quadrados cada.

Esses espaços são destinados ao abrigo de empresas tecnológicas. Além disso, as instalações comportam coordenadoria, secretaria, sala de reuniões, show-room, copa, corredor e sanitários.

Gestão

Sergio Marcus Barbosa

Sergio Marcus Barbosa é Engenheiro agrônomo, formado na ESALQ/USP.
Trabalhou como consultor de negócios e desde 2005 está a frente da ESALQTec como Gerente Executivo.
Sérgio EsalqTec


Conselho Deliberativo

A ESALQTec é formada por um Conselho Deliberativo, órgão responsável pela deliberação técnica e administrativa e por uma Gerência, que atua na administração geral da incubadora.


Mateus Mondin

Desenvolveu toda sua carreira no Departamento de Genética da ESALQ – Universidade de São Paulo, onde realizou Pós-doutorado, Doutorado em Agronomia – Genética e Melhoramento de Plantas e graduação em Engenharia Agronômica e atualmente está credenciado como Docente do Curso de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, onde leciona a Disciplina de Citogenética e orienta alunos de mestrado e iniciação científica. Especialista em Citogenética Vegetal, iniciou na área ainda no primeiro ano da graduação (03/1994). A sua linha de pesquisa envolve o estudo da estrutura dos cromossomos, do genoma e mecanismos epigenéticos envolvidos no processo de especiação.
Mateus Mondin


Francisco Mourão

É em graduado Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1985). Concluiu Mestrado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), Doutorado (Ph.D) em Horticultural Sciences pela University of Florida, Estados Unidos (1995), Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2000) e Estágio Pós-Doutoral (Professor Visitante) pela Universidad Jaume I, Castellon, Espanha (janeiro a fevereiro 2002).
Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, citros, melhoramento vegetal, produção de mudas e produção vegetal.
Francisco de Assis


Evaristo Neves



Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1966), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1971) e doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, diretor da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, presidente do conselho curador da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz e consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: citricultura, defensivos agrícolas, exportações, estudo de caso e administração.
Evaristo Marzabal Neves