ESALQTec comemora 10 anos de existência


A ESALQTec Incubadora Tecnológica ligada à ESALQ, completa neste ano 10 anos de existência. Para comemorar, a Incubadora realizará uma Solenidade no próximo dia 13 de outubro.

A Incubadora também tem muito que celebrar: um ano após atingir a sua maior marca da história no número de empresas (entre associadas e residentes), a ESALQTec dobrou o número. No primeiro trimestre de 2015 atingiu a marca de 30 projetos, agora, porém, são 67 empresas.

“Tivemos alguns fatores que foram fundamentais, destacando principalmente o apoio das diretorias da FEALQ e ESALQ, que nos concedeu autonomia para inovar em ações estratégicas de gestão. Outro fator importante foi a campanha do ‘Vale do Piracicaba / AgTechValley’, na qual a ESALQTec participa, e hoje colhe frutos por esta iniciativa.”, afirma o engenheiro agrônomo Sergio Barbosa, gerente executivo da ESALQTec.

Na opinião de Cristiane Tibola, sócia-fundadora da Pragas.com, residente na incubadora, a visão em inovação tecnológica é o diferencial da Incubadora que motivam a escolha de novos projetos pela ESALQTec.

“Quando pensamos em iniciar a empresa, já sabíamos que seria em Piracicaba. A ESALQTec é uma referência de polo científico, com a credibilidade que a ESALQ trás no Brasil e no mundo. Isso atrai as atenções pra cá, principalmente com a criação do AgTech Valley, gerou muitas oportunidades de novas parcerias, investimentos. A ESALQTec proporciona isto”, afirma.

Para Tiago Albertini, fundador da @Tech, também residente da ESALQTec, a incubadora contribui para o desenvolvimento da empresa em diversos pontos fundamentais para os negócios, principalmente, estimulando a estruturação de um plano de negócios, o incentivo a um pensamento empreendedor, aproximando e gerando cooperativismo entre empresas de tecnologia, atraindo investidores, apoio jurídico, além da estrutura física.

“A combinação desses fatores positivos e do network dentro da Incubadora e do cenário recém criado do AgTech Valley, somado à pro atividade científica e tecnológica das empresas, criaram um ambiente consistente e uma avenida de possibilidade que vai marcar a @Tech hoje e sempre”, diz.

A história

Idealizada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) e Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (FEALQ), a ESALQTec Incubadora Tecnológica, abriga projetos de inovação tecnológica do agronegócio, criando um ambiente favorável para que estes se iniciem, se desenvolvam e se concretizem.

Em junho de 2005, Barbosa, a convite do então diretor da ESALQ/USP, José Roberto Postali Parra, assumiu a missão de estruturar a incubadora com perfil tecnológico para o agronegócio. Atualmente continua exercendo a função, com sentimento de cumprimento deste difícil desafio.

“O nosso maior patrimônio são as empresas, residentes ou associadas, que levam o nome da ESALQTec com destaque. O meu trabalho é criar as melhores condições para que estes empreendedores conquistem os seus sonhos”, destaca .

A ESALQTec foi berço de empresas que, agora, são destaque no mercado: Delta CO2, AgroSafety e Promip.

As empresas ligadas à ESALQTec atuam em diversas áreas do agronegócio: tecnologia de produção agrícola e animal, análises, meio ambiente, energia renovável, agricultura digital, biotecnologia, insumos, máquinas e equipamentos, pecuária, inteligência de negócios, florestal, alimentos e outros.

A ESALQTec foi a “primeira voz” da campanha do Vale do Piracicaba/AgTech Valley, inspirada no Vale do Silício, Califórnia/EUA, reconhecendo a região de Piracicaba/SP como um ecossistema tecnológico para a agricultura.

O evento

A Sessão Solene em comemoração aos 10 anos da ESALQTec Incubadora Tecnológica acontecerá às 19h do dia 13 de outubro, no auditório do Parque Tecnológico de Piracicaba. A comemoração ocorre durante a 59ª Semana Luiz de Queiróz, evento realizado pela ESALQ/USP que tem como objetivo congregar alunos dos cursos da Esalq (Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas e Administração), professores, pesquisadores, agricultores, empresários, lideranças públicas e setoriais, para estabelecerem maior intercâmbio por meio de atividades técnicas, científicas e culturais.

Este ano, o evento conta com o apoio da SP Ventures, referência na condução de investimentos em Venture Capital no Brasil, que também investe em cinco empresas associadas à ESALQTec (Promip, Agrosmart, Agronow, InCeres e Bug Agentes Biológicos)

Durante a sessão, haverá a graduação das empresas Agromic, EcoMol e a Max Protein, que iniciaram suas atividades na incubadora.

Na categoria “Destaque ESALQTec”, serão homenageadas as empresas Agrosafety, primeira incubada e também primeira graduada, a Tec Fertil, primeira empresa Associada e a InCeres, associada da ESALQTec e que recentemente recebeu aporte de investimentos de Venture Capital da SP Ventures.

Serão homenageados também a FEALQ (40 anos), CENA (50 anos), a empresa associada Mérieux NutriSciences (25 anos) e o prefeito de Piracicaba Gabriel Ferrato, que conclui o seu mandato neste ano.


Add a Comment