“Agricultura de Decisão”, a nova era digital no agro


A agricultura de decisão é uma área que vem crescendo ultimamente, além de auxiliar na gestão de processos culturais, ela usufrui de métodos e tecnologias para criar uma base de dados auxiliando no trabalho do produtor. A WOLK, nova empresa associada à ESALQTec, vem investindo nesse ramo. A empresa se localiza em Curitiba desde 2008.

A ESALQtec realizou uma entrevista com o economista e CEO da WOLK, Luiz Cláudio Brito de Lima visando compreender detalhadamente o trabalho de sua startup. Para informações, acesse: http://www.wolk.com.br/

ESALQTec: Qual a área de atuação e o principal mercado e produto ou serviço oferecido pela empresa?

WOLK: Atuamos em Agricultura de Decisão, na gestão de processos de qualquer cultura com uma plataforma de software para autogestão do tempo chamado METRICS.

ESALQTec: Quais as vantagens tecnológicas oferecidas pela empresa?

WOLK: Além das aplicações convencionais de inteligência artificial, machine learning e IoT, usamos gamificação para transformar processos em missões, desenvolvemos algoritmos que transformam a conectividade satelital tão acessível quanto um pacote de dados GSM e integramos a nossa plataforma dados de qualquer sistema legado do cliente, gerando com isso recomendações automatizadas e não informações.

ESALQTec: Em qual produto está trabalhando no momento? Detalhe sobre o produto.

WOLK: O serviço SaaS METRICS já é comercializado e estamos tracionando com diversos clientes. O METRICS é Uma plataforma digital que usa metodologia de games para engajar o usuário na missão de aumentar a eficiência do processo em que está inserido, emitindo recomendações em tempo real de qual ação seguir a partir do conhecimento gerado e compartilhado pelo time.

Robôs virtuais, acessado via web ou celular, reconhecem e acompanham as atividades de cada usuário e do time o tempo todo, sempre focado em reduzir os tempos não produtivos do processo.

Algoritmos compilam dados e conhecimentos compartilhados do processo, aprendem as melhores práticas e cruzam metas com resultados, devolvendo ao usuário recomendações automatizadas. As tarefas do dia a dia e seus eventuais desvios são transformadas em um game de ação com missões e recompensas motivadoras.

ESALQTec: Quais os planos futuros de crescimento?

WOLK: Projetamos atingir 4% de share do mercado de máquinas e equipamentos do agronegócio até 2023, equivalente a 60 mil unidades monitoradas e faturar U$ 45 Milhões anuais.

ESALQTec: Quais as expectativas para a parceria com a ESALQTec e no que a incubadora poderá ajudar?

WOLK: Nos interessa fazer parte do ecossistema de inovação e conhecimento que os profissionais e parceiros da ESALQTec pode nos trazer.

Add a Comment