“A Agricultura Digital é uma tendência”, diz Sergio Barbosa, da Esalqtec

Por Clayton Melo
Vídeo: Daniel A. Rubio

O aumento da população, no Brasil e no mundo, gera a necessidade de expandir consideravelmente a produção de alimentos no País nas próximas décadas. O desafio nesse processo é produzir mais em menor espaço e com bom uso dos recursos naturais.

É nesse contexto que deve crescer a importância da agricultura digital e das ciências biológicas, conforme explica nesta entrevista exclusiva ao StartAgro Sergio Markus Barbosa, gerente-executivo da EsalqTec. “A agricultura digital hoje é uma tendência”, afirma. “Ela é uma união entre a agricultura de precisão, Internet das Coisas e os sites de conectividade”.

Esse contexto motivou três profissionais de Piracicaba a lançar uma campanha – o AgTech Valley, ou Vale do Piracicaba. O maior objetivo da iniciativa é fortalecer a identificação da sociedade local com o ecossistema tecnológico da cidade e, assim, estimular o desenvolvimento da região.
Os outros idealizadores da iniciativa são o empresário José Augusto Tomé, do coworking CanaTec, e o professor Mateus Mondin, presidente do Conselho Deliberativo da ESALQTec.

A EsalqTec completou 10 anos de existência neste mês. Atualmente, 67 empresas – entre associadas e residentes – têm parcerias com a incubadora da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”.

Ao redor da EsalqTec, há um ecossistema de startups de agronegócios em franco desenvolvimento, o que coloca Piracicaba como protagonista desse movimento.

Confira a entrevista com o gerente-executivo da EsalqTec.

Add a Comment