A startup Brazil Beef Quality lança tecnologia para garantia da qualidade da carne.


A Brazil Beef Quality é uma empresa fundada por egressos da USP e nasceu na ESALQTec (Incubadora de empresas da ESALQ/USP) em 2017, e possui soluções financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A empresa está sediada em Piracicaba-SP, que tem sido reconhecida como o Vale das Agtechs (empresas de tecnologia do agro).
A empresa surgiu com objetivo de padronizar e garantir a qualidade da carne para os consumidores. Este conceito é baseado em outros dois sistemas existentes no mundo, o Meat Standard Australia e USDA Quality Grade. Ambos emitem selos nas embalagens das carnes que orientam o consumidor no momento da compra para o nível de qualidade da carne.
O sistema de classificação se faz necessário pela variabilidade na qualidade da carne comercializada no Brasil, que ocorre para todas as raças, sistema de produção e por diferentes processos realizados na indústria. O consumidor está cada vez mais exigente e tem buscado marcas de carnes que conseguem garantir e entregar produtos padronizados. O sistema de classificação da Brazil Beef Quality monitora os principais fatores que afetam a qualidade da carne, como raça, categoria sexual, idade, marmoreio, pH, maturidade fisiológica e outras características dos animais, da carcaça e dos processos industriais. Ao monitorar estes fatores e quantificar os seus efeitos é possível estimar a qualidade da carne e informar ao consumidor o nível de palatabilidade do corte adquirido, para que não tenha insatisfação com o produto.
O sistema de classificação da Brazil Beef Quality foi desenvolvido por meio de procedimentos e metodologias científicas. Carnes amostradas nos frigoríficos provenientes de diferentes sistemas são testadas pelos consumidores nas análises sensoriais. Estas informações alimentam o banco de dados da empresa para o desenvolvimento de algoritmos de predição da qualidade da carne. Nos frigoríficos, o avaliador utiliza o software BeefScore para lançamento das informações e classificação da carne em 3, 4 ou 5 estrelas para as carnes consideradas como boa para o dia a dia, muito boa e excelente qualidade, respectivamente.
A Brazil Beef Quality está dando um salto importante em 2021, com lançamento comercial do sistema de classificação. A empresa busca o reconhecimento do selo desenvolvido como um sistema nacional e oficial para classificação da qualidade da carne. Esta credibilidade é confiada pelo rigor técnico e científico do desenvolvimento da tecnologia, sempre orientada para a percepção do consumidor, com controle e gestão tecnológica dos fatores que afetam a qualidade da carne. A empresa possui o selo DNA USP e tem os projetos aprovados e supervisionados pela agência de fomento à pesquisa mais prestigiada do país (Fapesp).
A Brazil Beef Quality tem evoluído rapidamente e conta com vários sistemas tecnológicos para cadastro de animais, rastreabilidade, relatórios e feedback para a indústria e para o produtor. A empresa continua fazendo pesquisa e ampliando seus recursos tecnológicos, como visão computacional¹ e aplicações de espectroscopia² com inteligência artificial para determinações de características de qualidade cada vez mais objetiva e automatizada com previsão para 2022.
A VPJ alimentos foi a primeira marca de carne a buscar o sistema de classificação de carcaças bovinas da startup desde a fase inicial do desenvolvimento da pesquisa. Com isso, foi possível receber feedbacks para ajustar a tecnologia e aprimorar o seu funcionamento. Atualmente, já foram avaliadas mais de 24 mil carcaças bovinas, quantidade mais que suficiente para validar o processo para o lançamento oficial do selo previsto para setembro/2021. A startup em parceria com a Fapesp está viabilizando o projeto similar ao beef, agora também com ovinos. Recentemente, a Brazil Beef Quality fechou contratos com mais duas importantes marcas, a Beauvallet Brasil e Vermelho Grill, situadas em Goiás e Mato Grosso do Sul respectivamente.
Vale ressaltar, que outro grande diferencial deste sistema, é a rastreabilidade da classificação que permite o acesso do pecuarista aos dados de marmoreio, pH, área de olho de lombo, espessura de gordura e conheça de forma detalhada o que está entregando, possibilitando que o produtor analise a sua produção e conheça como a genética e as práticas utilizadas impactam na qualidade de seus animais e da carne produzida.

Contatos
Instagram: @brazilbeefquality
Facebook: Brazil Beef Quality
Site: www.brazilbeefquality.com
Email: contato@brazilbeefquality.com
Localização: Av. Comendador Pedro Morganti, 4965, Casa 8, Monte Alegre, Piracicaba-SP.
Fone: (19) 99750-1050
CEO: Marcelo Coutinho, phD em Ciência Animal

Comments (1)

  1. Bianca - Responder

    31/08/2021 at 10:07

    Muito bom!!!!!!

Add a Comment