AgroSafety, primeira incubada na ESALQTec completa 10 anos


A AgroSafety, primeira empresa incubada na ESALQTec completa 10 anos e é um dos cases de sucesso da Incubadora Tecnológica.
Fundada em 2006 por pesquisadores do Laboratório de Análises de Resíduos e Pesticidas (LARP) da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo), com objetivo de atender a demanda por estudos de produtos vegetais, migrou-se para a Incubadora, onde também foi a primeira empresa a se graduar, em 2009.

“Com uma exigência cada vez maior sobre o controle de resíduos de agrotóxicos na cadeia produtiva do agronegócio houve um aumento na demanda das empresas privadas interessadas por esse tipo serviço altamente especializado, mas essa demanda esbarrava na carência de laboratórios particulares que realizassem as análises. A criação da ESALQTec foi o estopim para que três pesquisadores resolvessem empreender em busca de um laboratório que conseguisse suprir o que o mercado almejava, e assim criassem a AgroSafety”, conta Luiz Trevisan, fundador e um dos sócios da empresa.

A história

Sócio da AgroSafety, o engenheiro químico Adauto Silva, trabalhou em uma grande multinacional antes de se juntar a Trevisan e ressalta, o que na sua opinião, é a maior qualidade da AgroSafety: ser 100% nacional.

“Para nós, é motivo de orgulho ser uma empresa totalmente brasileira, nascida aqui e criada aqui dentro dos laboratórios da USP”, diz.

A empresa acumulou acreditações e reconhecimentos dos principais órgãos controle do setor (como ISO 17025 pelo INMETRO, BPL pelo INMETRO, ANVISA – Reblas 053 e Credenciamento no MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e ampliou seu escopo de mercado. A AgroSafety hoje é um laboratório que oferece serviço de análises de resíduos de agrotóxicos e outros contaminantes químicos em matrizes alimentares, ambientais, agrícolas e veterinária. Recentemente a empresa iniciou atividades em consultoria ambiental. Com a expansão dos laboratórios de analise em 2014, a empresa alcançou um patamar de crescimento de 200%.

“A AgroSafety é o que é hoje, uma empresa muito importante na área agrícola, principalmente pelo que fez em outras áreas”, ressalta Silva.

Valores, o sucesso da marca

A AgroSafety têm hoje uma cartilha de clientes e parceiros que demonstram o sucesso da empresa. Na área de monitoramento, a AgroSafety trabalha em parceria com a Secretaria de Saúde e o Ministério Público do estado do Paraná, monitorando resíduos do Programa de Comercialização de Produtos de Feiras Livres e em alimentos servidos na merenda escolar, uma iniciativa pioneira do estado na parceria com laboratórios privados.

A AgroSafety também é credenciada pelo INPEV, no monitoramento de resíduos das embalagens de produtos agrotóxicos. Hoje, aproximadamente 97% das embalagens são recicladas, é obrigatório ao agricultor descartar a embalagem em local apropriado indicado pela entidade. Além disso, a empresa atualmente é o único laboratório brasileiro credenciado pela The Coca-Cola Company para análise de resíduos de pesticidas em açúcar, uma das principais matérias-primas de seus produtos.

Após alguns anos se adequando a algumas normas da ANVISA, a empresa retomou a condição de aptidão para emitir relatório de Estudos BPL para fins de registro de agrotóxicos (RDC-70/2016).

Ingrediente fundamental para o seu desempenho no cenário nacional estão os valores agregados à empresa logo no seu início. Silva conta que logo que definido os projetos e a missão da empresa, ele e o sócio, Trevisan, sentaram para definir quais seriam os valores da empresa.
“Expliquei para ele que os valores da empresa seriam a base de todo o negócio. Combinamos que em todo o momento ambos nos policiaríamos, impedindo que qualquer um de nós saísse do caminho que julgamos correto.”, disse.

O papel da ESALQTec

Em todos os contratos e orçamentos firmados pela AgroSafety, há um campo contando a história da empresa. Neles, são ressaltados a associação junto à ESALQTec Incubadora Tecnológica. Segundo Adauto Silva, uma empresa nunca deve esquecer suas origens.
“A ESALQTec foi fundamental na fase mais difícil da empresa, de uma startup que está iniciando seu trabalho. Uma das maiores dúvidas de qualquer investidor é se a empresa dará certo, estar dentro de uma Incubadora Tecnológica tira essa dúvida”, analisa.

Para Luiz Trevisan, a ESALQTec foi decisiva para que a ideia se tornasse realidade e o negócio começasse com um bom alicerce.
Todo o suporte oferecido pela ESALQTec ajudou a tangibilizar nosso conhecimento técnico em um negócio de sucesso”, diz.

Durante os três anos na ESALQTec, ter todo apoio de uma instituição de renome como a ESALQ/USP, o baixo custo das instalações e a sinergia entre a incubadora e órgãos investidores foram as ferramentas necessárias para a empresa despontar. Silva enxerga essa relação como uma verdadeira relação de pai e filho.

“Todo pai prepara o filho para o mundo, para que no futuro ele possa andar com as próprias pernas, e a ESALQTec fez isso. As empresas que aproveitam isso, certamente terão futuro. Assim como temos gratidão pela Incubadora, temos certeza que ela tem orgulho de nós”.

O futuro da empresa

A AgroSafety apresentou um crescimento sustentável e considerável nos últimos cinco anos, triplicando em faturamento e com aumento das margens de lucro e já trabalha com um planejamento para os próximos 10 anos. A empresa prevê aumento de participação de mercado e introdução de novos produtos de análises, construção de uma sede própria e até mesmo expandir sua atuação de mercado para outros países.

“O sucesso pode vir de várias formas, mas vamos traçar caminhos que nos levem a patamares que valham a pena”, afirma Silva.

“Crescemos juntos!”

O gerente executivo da ESALQTec, Sergio Marcus Barbosa, relembra que a AgroSafety e a ESALQTec praticamente começaram juntas.

“Completamos 10 anos de existência em 2016! Os diretores e sócios da empresa sempre nos apoiaram no início da Incubadora, pois estávamos em um momento de aprendizagem na condução do projeto e cumprimento da nossa missão de apoio aos empreendedores. O projeto apresentava uma interessante inovação na tecnologia de análises multi-resíduos e uma equipe técnica muito qualificada, o que atraiu prontamente o nosso interesse. A AgroSafety é motivo de orgulho para a ESALQTec”.

agrosafety

Laboratório da AgroSafety em Piracicaba (Foto: cedidas pela empresa)


Add a Comment