Associada IntelliAgri surpreende com consultoria e soluções especializadas


A ESALQTec, Incubadora Tecnológica da ESALQ/USP, entrevistou os sócios-proprietários da recente empresa associada, IntelliAgri Consultoria Agronômica, para contextualização do trabalho, tecnologia e solução desenvolvida pela mesma. A Startup é liderada pelo engenheiro agrônomo, com mestrado e doutorado em conservação e manejo de solos, Alexandre Puglisi Barbosa Franco; o engenheiro agrônomo, com mestrado e doutorado em irrigação e drenagem, Guilherme Busi de Carvalho; e o também engenheiro agrônomo, especialista em Irrigação e drenagem e mais de 40 anos de experiência na área, João Batista Saccomano.

Com início da ideia empreendedora em 2017 e posteriormente, oficialização e criação da IntelliAgri Consultoria Agronômica em Abril de 2018, a empresa possui em sua equipe, além dos precursores citados acima, um estagiário e um analista de sistemas da área. Atualmente, sua sede se estabelece em Piracicaba, SP. Acompanhe a entrevista e visite o site da startup para maiores informações www.intelliagri.com.br.

ESALQTec: Qual a área de atuação e o principal mercado e produto ou serviço oferecido pela empresa?

IntelliAgri: Atuamos com consultoria e projetos na área de conservação de solos, irrigação e mecanização agrícola. O principal mercado é sucroalcoleiro, porém atuamos em todos os seguimentos: grãos, fruticultura, pecuária, HF. Também atuamos com assessoria técnica para comercialização de propriedades rurais. Com foco nas demandas e necessidades dos clientes, encontramos o perfil de propriedades aptas aos interesses dos grupos de investidores.

ESALQTec: Quais as vantagens tecnológicas oferecidas pela empresa?

IntelliAgri: Nossos projetos são inovadores e únicos, pois são baseados na experiência de seu corpo técnico (sócios) e conciliam desempenho operacional agrícola (operações mecanizadas) com conservação de solos (sistematização da área e práticas conservacionistas) e irrigação (maior eficiência e menor custo). Reduzem, drasticamente, os riscos de erosão e, consequentemente, de perda de solo, assoreamento e eutrofização de mananciais, preservando a qualidade da água e o potencial produtivo dos solos. Também aumentam muito o desempenho das operações mecanizadas por meio da redução da quantidade de manobras necessárias (em torno de 35%) e do aumento do comprimento das linhas de plantio. Há ainda o ganho de área útil (3 a 5%), por meio da redução de estradas, carreadores e curvas de nível na propriedade.

ESALQTec: Em qual produto está trabalhando no momento?

IntelliAgri: Estamos desenvolvendo um software WEBGIS para suporte no processo de assessoria na comercialização de propriedades rurais e ferramentas computacionais internas para suporte na elaboração dos nossos projetos, permitindo maior agilidade e escala de atuação.
ESALQTec: Quais os planos futuros de crescimento?

IntelliAgri: Pretendemos atender toda a América Latina e ser empresa de referência na comercialização de propriedades rurais e projetos agrícolas. Em 5 anos, pretendemos faturar em torno de R$10MM/ano.

ESALQTec: Quais as expectativas na parceria com a ESALQTec e no que a Incubadora poderá ajudar?

IntelliAgri: Esperamos ter acesso a potenciais investidores, além de algum suporte no modelo de negócio, na proteção da propriedade intelectual e ou patente e ou registro de software.

Add a Comment