BeefTrader e a pecuária de precisão 4.0 da @Tech

Créditos: @Tech


Via: Blog da carne

No sexto episódio do Programa Direto ao Ponto do Meatflix, entrevistamos Tiago Albertini Zanetti, Diretor da @Tech, uma startup de pecuária de precisão que nasceu em 2013 na EsalqTec, incubadora tecnológica da Escola Superior de Agricultura “Luiz Queiroz” (ESALQ-USP).

Entre as soluções da startup está o BeefTrader, uma plataforma de inteligência de mercado que ajuda os produtores e a indústria na tomada de decisão de forma a maximizar a lucratividade. Apesar de toda tecnologia por trás da mesma, que passou por 2,5 anos de desenvolvimento, a usabilidade é simples e basicamente funciona da seguinte forma:

1- Os animais são monitorados dentro dos confinamentos ou do frigorífico.
2- Esta informação vai para a plataforma junto com informações atuais de mercado (preço da arroba, dólar etc).
3- A plataforma as reúne, calcula e apresenta (através principalmente de gráficos) as informações necessárias para a tomada de decisão do melhor momento (mais lucrativo) da venda do animal (ou lotes) pelo pecuarista e ajuda a escolher a melhor indústria de destino.

Quanto mais tecnologia de resultado temos empregada na pecuária, mais otimizada é a produção e melhor a qualidade do produto final. Segundo Tiago, neste contexto, a pecuária já é avançada, mas atualmente está acontecendo uma revolução consideravelmente positiva, principalmente devido às novas tecnologias do Agronegócio 4.0, como internet das coisas (iot), blockchain, os avanços no monitoramento, balanças e câmeras inteligentes. Por exemplo, se antes um animal era pesado apenas no primeiro e no último dia do confinamento, hoje graças a esta e outras tecnologias o animal é pesado com frequência e é possível saber até mesmo o momento que ele para de engordar.

Hoje a @Tech está no Pulse, aceleradora da Raízen e já está sendo utilizada por produtores e cooperativas. É muito bom vermos esta e outras iniciativas (como a da BBQ que trouxemos em outro episódio), que começaram através da pesquisa e na universidade, tornarem-se soluções reais e aplicáveis. Que possamos fomentar e ter cada vez mais histórias como estas para contar.

Confira a entrevista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=73IA8RjJxfY

Add a Comment