Confira os palestrantes do 1° Webinar da ESALQTec


O primeiro webinar da ESALQTec trará apresentações com um novo olhar para os “Desafios do Empreendedor Tecnológico”, tema central do evento.

Inscreva-se: bitly.com/desafios-empreendedor-tecnologico

O organizador e gerente executivo da ESALQTec, Sergio Marcus Barbosa, e o vice-diretor da ESALQ, Prof. João Roberto Spotti Lopes, farão a abertura do evento.

Conheça um pouco sobre eles:

Sergio Marcus Barbosa é Engenheiro Agrônomo, formado na ESALQ/USP. Trabalhou como consultor de negócios e desde 2005 está a frente da ESALQTec como Gerente Executivo.

Prof. João Roberto Spotti Lopes é Vice-diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). É professor titular do Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ, com experiência em ensino, pesquisa e extensão em fitossanidade e manejo integrado de pragas. Engenheiro Agrônomo – ESALQ/USP (1985), Mestre em Entomologia – ESALQ/USP (1988), Ph.D. em Entomologia – The Ohio State University, EUA (1993); Pós-doutorado – Universidade da Califórnia-Berkeley, EUA (2008).
O painel com a temática “Posicionamento da Universidade no Ecossistema Tecnológico” discutirá a criação de ambientes propícios para desenvolvimento empreendedor e contará com a fala de três especialistas no assunto: Prof. Felipe Pilau, Joaquim Cunha Filho e Prof. Jeronimo Alves dos Santos.

Conheça um pouco dos palestrantes:

Prof. Felipe Pilau é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestre em Produção Vegetal (2002) pela mesma Instituição e doutor em Agronomia – Agrometeorologia pela EASLQ/USP (2005). Foi professor da Universidade Federal de Santa Maria no campus de Frederico Westphalen (RS) – Departamento de Agronomia (2008-2010) e campus de Santa Maria (RS) – Departamento de Fitotecnia (2011-2014). Desde 2014, é professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ/USP, com atuação em ensino, pesquisa e extensão na área de Agrometeorologia.

Prof. Jeronimo Alves dos Santos é graduado em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2007), mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Administração Rural; Empreendedorismo; Economia: com ênfase em Economia Agrícola e Agronegócio.

Joaquim Cunha Filho: Economista pela FEA/USP com mestrado e doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP e Executive Education em Estratégia, Inovação e Gestão de Vantagem Competitiva pela The Wharton School/UPENN nos EUA. Profissional com mais de 20 anos de experiência com ampla atuação no mercado de commodities cobrindo áreas de business & market intelligence, estratégia e desenvolvimento de negócios.
Atuou como Pesquisador no ICONE – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Comerciais, como analista sênior de inteligência de mercado para setor sucroenergético na Bunge Alimentos, como especialista em estratégia e relações institucionais na BP Biofuels (British Petroleum) e especialista em negócios no CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), além de passagens como pesquisador no CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada e no PECEGE – Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas, ambos os grupos de extensão vinculados ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP.

Vem trabalhando como Diretor no ITC – Instituto de Tecnologia Canavieira e na WBGI – We Believe in Great Ideas desenvolvendo ideias e startups, a implantação de modelos e redes de inteligência de mercado para áreas de trading e estratégia, avaliação de projetos em nível econômico/financeiro, social e ambiental; implantação de áreas comerciais, de parcerias estratégicas (nacional e internacional), estruturação de investimentos (próprio e de terceiros) e de desenvolvimento de negócios.

Após o painel, teremos a apresentação de Rogério Campos, que tratará sobre o “O papel do Marketing para o Empreendedor Tecnológico”, um assunto que vem sendo o diferencial para diversas empresas e empreendedores nos últimos anos.

Rogério Campos é publicitário e especialista em Gestão de Marketing. Atuou em agências de publicidade e de marketing digital nas áreas de atendimento, planejamento, estratégia e criação de conteúdo. Trabalhou com comunicação no setor público por 6 anos. E, atualmente, foca seus esforços na entrega de estratégias e resultados digitais para empresas e startups.

E para finalizar, você vai aprender na prática com as empresas residentes da ESALQTec, com o tema “Como transformar minha pesquisa em uma Startup”. Elas trarão as suas experiências empreendedoras, bem como exemplos e oportunidades para o pesquisador empreendedor inovar. As empresas são: Agromakers, Orion Química, JustyBioSolutions, Smart Agri, Smart Sensing, Symbiotec e Native Plant Technology.

Inscreva-se agora: bitly.com/desafios-empreendedor-tecnologico

Esperemos te ver lá!

Um abraço da equipe ESALQTec.

Add a Comment