Demetra Agroscience busca inovação no controle de pragas e doenças


O controle biológico de pragas e doenças destaca que o equilíbrio entre espécies está relacionado diretamente entre predador e presa, dessa forma, utilizam predadores para controlar a presença de praga. Anualmente, o Brasil utiliza cerca de 260 mil toneladas de agrotóxico nas lavouras, onde o consumo de pesticidas aumentou 60% na última década. Com esses fatores, o controle biológico parece ser uma alternativa economicamente viável para o controle de pragas.

A ESALQTec realizou uma entrevista com o CEO da Demetra Agroscience (nova empresa associada) Renato Zapparoli Corbani que busca inovações no controle biológico de pragas e doenças, a startup iniciou os trabalhos em 2017 e se instalou na incubadora de empresas de Jardinópolis/SP.

ESALQTec: Quais as expectativas para a parceria com a ESALQTec e no que a incubadora poderá ajudar?

Demetra Agroscience: Através da parceria, a nossa expectativa é de aproximação junto a ESALQ e seus departamentos, para captação de recursos não reembolsáveis, participação em eventos, aproximação a investidores/empresas, divulgações, oportunidades de negócios, entre outros.

ESALQTec: Qual a área de atuação e o principal mercado e produto ou serviço oferecido pela empresa?

Demetra Agroscience: Atuamos no controle biológico de pragas e doenças. A princípio a tecnologia foi desenvolvida pensando no controle simultâneo da broca e ferrugem do café, já que ambas ocorrem na mesma época do ano. Já testamos por três safras consecutivas e com aprovação pelos produtores, com ótimos resultados. Essa tecnologia também foi testada para outras pragas, à nível de laboratório, casa de vegetação e à campo, mostrando-se muito promissora no controle de nematoides, cigarrinha da cana, cigarrinha do milho e lagarta do cartucho do milho. Desta forma, temos uma amplo mercado a explorar, inicialmente na cultura do café e posteriormente na cultura da cana e do milho.

ESALQTec: Quais as vantagens tecnológicas desenvolvidas pela empresa?

Demetra Agroscience: Produto biológico inovador, único no mercado que possui ação inseticida, fungicida e nematicida. Desta forma, na cultura do café estamos substituindo dois produtos convencionais para controle da broca e da ferrugem pelo produto desenvolvido pela DEMETRA, com redução de custo. Na cultura do milho também apresentou ação simultânea no controle da cigarrinha e da Spodoptera frugiperda.

ESALQTec: Em qual produto está trabalhando no momento? Detalhe sobre o produto.

Demetra Agroscience: Como mencionado anteriormente, desenvolvemos um bioinseticida inovador, com ação inseticida, fungicida e nematicida. É um produto biológico, sendo a bactéria nativa do Brasil. Não existe no mercado nacional produto biológico a base dessa bactéria. No processo de fabricação, já conseguimos a termoestabilidade, uma vez que o processo passa por 120°C. Desta forma, garantimos pelo menos uns 8 meses de vida de prateleira, conforme testes já realizados. A grande vantagem é a possibilidade de controle simultâneo de várias pragas. No café, controle da broca e ferrugem. Na cana, através da operação de corte de soqueira, controle simultâneo da cigarrinha e de nematoides. No milho, controle simultâneo da cigarrinha e da lagarta do cartucho.

ESALQTec: Quais os planos futuros de crescimento?

Demetra Agroscience: Estamos em busca de investidores para começarmos uma fabricação inicial em escala piloto, para atendermos os produtores de café que já conhecem e aprovaram o desempenho do produto. Posteriormente aumentar a fabricação conforme ganharmos mercado. Pensamos também na produção b2b.

Add a Comment