Empresa Graduada da ESALQTec é pioneira no Brasil na prestação de serviços de DNA ambiental


Todos os organismos deixam vestígios de DNA que revelam sua presença nos ambientes em que estão ou estiveram presentes e atualmente é possível detectar esses vestígios de forma rápida e precisa. Com a técnica de DNA ambiental, o DNA vestigial pode ser recuperado em amostras de água ou sedimentos, confirmando a presença de uma determinada espécie ou de diversos taxa simultaneamente em um dado local. Isso facilita a realização de inventários em grandes áreas e o monitoramento de mudanças ambientais ao longo do tempo.

Para determinar a presença de uma única espécie no ambiente, é realizada uma análise de sequências barcodes ou “código de barras”, que são capazes de distinguir uma espécie de outra dentro de um determinado grupo de organismos (grupo taxonômico).

As sequências de DNA obtidas no ambiente são amplificadas com iniciadores específicos via qPCR e, se houver amplificação, a presença da espécie é confirmada. Para se determinar a presença de múltiplas espécies no ambiente a partir de amostras de eDNA é utilizada a técnica de DNA Metabarcoding. O princípio dessa técnica é o de avaliar simultaneamente múltiplas sequências barcodes, sendo possível a identificação de milhares de espécies em uma única análise.

A EcoMol Consultoria, graduada e atualmente associada à ESALQTec, é especializada em responder à questões ecológicas por meio técnicas moleculares de nova geração. A startup é pioneira do país na prestação de serviços na área. Recentemente a empresa participou da seleção do programa PIPE/FAPESP e foi contemplada com um financiamento para aperfeiçoar e padronizar uma das vertentes da técnica de eDNA e Metabarcoding, a identificação de ovos e larvas de peixes (ictiofauna) em hidrelétricas, apenas uma das inúmeras aplicabilidades da técnica.

O programa de financiamento PIPE da FAPESP tem como objetivo principal apoiar a pesquisa em ciência e tecnologia de pequenas empresas para promover a inovação tecnológica, o desenvolvimento empresarial e aumentar a competitividade entre as startups.

“A ECOMOL é uma referência das empresas graduadas pela ESALQTec, pois, cumpriu um objetivo de transformar a pesquisa realizada na ESALQ/USP em uma inovação com reconhecimento de alta relevância científica”. Afirma o gerente executivo da incubadora, Sergio Marcus Barbosa.


Técnica de eDNA em que diversos grupos de organismos podem ser
identificados simultaneamente a partir do DNA obtido em amostras de água ou
sedimentos.


Pesquisadoras da EcoMol Consultoria, Renata Miotto, Lara Endres e Priscilla
Villela, conduzirão o projeto PIPE FAPESP para aprimoramento da técnica de eDNA e
Metabarcoding.

Para maiores informações, visite o site: www.ecomolconsultoria.com.br

Add a Comment