ESALQshow apresenta Conselho Consultivo

Integram o conselho representantes do poder público, setores empresariais e entidades de classe (crédito: Gerhard Waller)


Representantes da sociedade civil e entidades ligadas ao setor agro estiveram na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) para participar da 1ª reunião do Conselho Consultivo da ESALQshow, evento técnico científico que ocorre em outubro, no campus USP Luiz de Queiroz, em Piracicaba (SP).

Entre outras referências do universo agro nacional, esteve na ESALQ o engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, egresso da ESALQ, atual Embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo e presidente do Conselho Consultivo da ESALQshow.

Segundo o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, o aspecto diferencial do evento será promover a inovação e se formatar enquanto arranjo estruturado para abarcar iniciativas que possam acelerar a aproximação entre as representações empresariais, as entidades públicas e privadas. “Há no nosso país uma grande conjunto de feiras com caráter comercial, de excelente qualidade e que de certa forma movimentam parte da nossa economia. No entanto, poucas são as iniciativas que primam pela inovação e por propiciar network afim de possibilitar que o conhecimento seja transformado em riqueza e oportunidades”.

Para Roberto Rodrigues, o evento coordenado pela ESALQ, com apoio da Araiby, atende uma demanda mundial de aumentar de forma significativa a produção de alimentos e portanto pode de gerar grandes resultados para o agro brasileiro. “Um estudo recente divulgado pela OCDE mostra que em 10 anos a oferta de alimentos tem que crescer 20% para que não passemos fome. Esse mesmo estudo indica que o Brasil deva, no entanto, elevar sua produção de alimentos em 40% no mesmo período, ou seja, o mundo está pedindo isso ao nosso país”.

Rodrigues indica que o caminho a ser percorrido nessa busca por mais alimentos deve estar estruturado em tecnologia. “Precisamos cuidar da logística, de insfraestrura, do crédito, mas sem tecnologia nada vai acontecer. Portanto o ESALQshow chega em ótimo momento, valorizando a inovação, porque se soma a um horizonte global, pedindo ao Brasil que aumente a produção de alimentos”.


ESALQshow
Com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e organização da Araiby Feiras e Eventos, a ESALQshow traz proposta desafiadora de conexão do setor produtivo com a academia em uma interação de reciprocidade, dando visibilidade aos projetos e serviços oferecidos pela USP/ESALQ, além de ouvir a demanda do mercado para inovações tecnológicas e de fomento ao empreendedorismo tecnológico.

Estruturada em 4 ‘módulos’, a Feira acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro de 2017, como parte da programação da 60ª Semana Luiz de Queiroz, tradicional reunião de egressos da ESALQ e da tradicional transferência de Gabinete do Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Programação:

1 – VITRINE ESALQ (Dias – 10 e 11 | das 8h às 17h | Locais – 12 departamentos e setores do Campus)

Serão apresentados pelo campus projetos e serviços de excelência disponibilizados à sociedade e ao mercado. Para facilitar a visitação, será disponibilizado transporte interno aos participantes.

2 – ESPAÇO INOVAR ESALQ & CIA (Dias – 10 e 11 | das 8h às 18h | LAN – Prédio 2 (Saguão e Auditório) e Central de Aulas da ESALQ

Serão apresentados projetos de pesquisa, produtos e serviços pré-selecionados, desenvolvidos pela USP/ESALQ e na região do AgTech Valley (Vale do Piracicaba), além de outras instituições convidadas. Em formato de feira para facilitar a interação entre os expositores e o público (membros da academia, empresários, investidores, executivos, gestores de propriedades rurais, técnicos, profissionais e estudantes), tem como objetivos criar um ambiente favorável para negociações e networking; incentivar o relacionamento universidade e mercado; estimular parcerias entre o setor público e a iniciativa privada por meio de projetos conjuntos; valorizar atitudes empreendedoras.

Este espaço será a combinação de 3 ações integradas:

A USP/ESALQ e empresas do AgTech Valley com mostra de inovações tecnológicas para o mercado;
Agentes do mercado que apresentarão seus problemas e necessidades para o desenvolvimento de inovações;
Painel com apresentações alternadas de universidades, órgãos de pesquisa, entre outros convidados ligados ao agronegócio a fim de estimular e intensificar a promoção de tecnologias e inovação para temas específicos, definidos a cada ano. Em 2017, o tema será Agricultura Digital.


O ESPAÇO INOVAR ESALQ & CIA também abrigará:

ESALQnovitas: evento de reconhecimento aos pesquisadores que realizaram pedidos de patente, registros de software e de cultivar no Brasil.
Prêmio Empreendetec: premiação de profissionais e empresas do AgTech Valley que se destacaram no fomento ao empreendedorismo tecnológico.
3– Academic Agricultural Alliance Summit (Dia – 10 | 10h às 12h | Edifício Central – Salão Nobre)

Encontro das universidades Top Five em Ciências Agrárias – Education for Biological Solutions in Agriculture, com palestras dos representantes das 5 primeiras universidades ranqueadas no U.S. News and World Report, contextualizando o tema principal de maneira ampla, mas estratégica e global, com a visão e a atuação de cada instituição, elencando os desafios, iniciativas, planos, ideias e necessidades em formação de recursos humanos.

4 – AgTech Valley Summit (Dia 11 | das 8h às 18h | Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia)

A finalidade deste evento é levantar problemas e discutir soluções para a agricultura dentro de um tema específico, escolhido a cada edição, envolvendo a academia nacional e internacional. Em 2017 o tema será Soluções Biológicas, com rodadas focadas em temas relacionados a essa temática, pré-selecionados, com palestras e debates aberto ao público. Destina-se a um público de lideranças representativas de instituições públicas e privadas visitantes da ESALQshow, com cobrança de taxa de inscrição e limite de participantes.

Texto: Caio Albuquerque (29/05/2017)

Add a Comment