ESALQTec é um dos realizadores do AGROTic 2019


Agrotic debate tecnologia no campo

O evento será realizado no dias 8 e 9 de agosto, no Centro Tecnológico de Piracicaba

Com cinco paineis com a presença dos mais renomados especialistas, o Agrotic 2019, que acontece nos dias 8 e 9 de agosto no Centro Tecnológico de Piracicaba, vai discutir o utilização da tecnologia no campo para melhorar os processos e aumentar a produtividade. O Agrotic 2019 é o quinto da série de eventos de TICs aplicadas à agropecuária organizados pela Momento Editorial. Esta edição conta com a correalização da Esalqtec, braço tecnológico da ESALQ/USP, do Centro Tecnológico de Piracicaba e do Arranjo Produtivo do Álcool.

O evento será aberto pelo diretor da Escola Superior Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), professor Durval Dourado Neto, e terá palestra especial, às 10 horas do dia 8, da chefe da Unidade de Informática Agropecuária da Embrapa, Silvia Massruha. Engenheira da computação e especialista em software, Silvia vai falar sobre a importância da tecnologia de Big Data no desenvolvimento de aplicações para a agropecuária.

A programação do seminário traz para o debate os últimos avanços da tecnologia para o agronegócio, como se verá no painelsobre as aplicações 4.0 e nas soluções para as previsões climáticas e monitoramento das plantações ou dos animais. Produtores rurais, representantes da indústria e da academia compõem as mesas de debates.

– Conectividade
Uma das grandes preocupações dos produtores rurais na adoção das tecnologias é com a conectividade. Afinal, de que adianta adotar sofisticados sistemas de coleta e armazenamento de dados se não haverá garantia de sinal para transmiti-los?

Diante dessa preocupação, o Agrotic terá uma um painel dedicado às soluções de conectividade em diferentes frequências e tecnologias, com a participação de quatro operadoras celulares. E vai apresentar cases de experiências concretas que vêm sendo desenvolvidas no campo. O painel da conectividade terá ainda a presença do conselheiro da Anatel Moisés Moreira, que falará sobre as políticas da agência para estimular a cobertura do campo.

For fim, completa a programação de debates um painel dedicado ás políticas de financiamento, seja a projetos de inovação seja à adoção de equipamentos e soluções que incorporem tecnologia pelo homem do campo.

– Ninho de startups
Paralelamente ao seminário, haverá uma mostra de produtos e serviços de tecnologia voltados ao campo. Na feira, um espaço está dedicado a startups. São nove jovens empresas, selecionadas pela Esalqtec, que apresentam seus produtos e serviços. Além de participarem da mostra, essas empresas farão uma breve apresentação de seus projetos em duas sessões do seminário.

Add a Comment