ESALQTec Participou do Evento de Inauguração Fronteira HUB

Evento ocorreu em live no Youtube do canal “PECEGE” nesta quarta-feira 29/07 às 09h30min


A parceria entre o Campus de Araras da Universidade Federal de São Carlos, Agência de inovação UFSCAR, CCA UFSCar, Pecege e WBGI, promoveu pela manhã desta quarta-feira, 29/10, a inauguração do novo núcleo de inovação e Empreendedorismo voltado para o agronegócio, o “Fronteira HUB”. Este empreendimento teve a sua idealização em 2018.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Agência de Inovação da UFSCar e com a Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI.UFSCar). O diretor Ricardo Fujihata, do CCA/UFSCar destacou a participação do processo: “Mediante a publicação do “Edital de Chamamento Público voltados a Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I”, o Pecege – Instituto de Pesquisas e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas, apresentou-se com um dos proponentes, tendo sua proposta aprovada”.

“Cabe ressaltar que este é um modelo pioneiro no Brasil, no qual uma instituição privada gerenciará um espaço físico público para fomentar a inovação e o empreendedorismo”. Completou Fujihata.

Araras possui aproximadamente 3.000 estabelecimentos comerciais, 300 indústrias e 800 propriedades rurais. É considerada também uma das cidades com melhor qualidade de vida no Brasil.

Por fim, Fujihata também destaca que “A Universidade continuará sendo a protagonista e promotora de tecnologia e know-how, e serão tomados os devidos cuidados e respeito com a propriedade intelectual de nossos pesquisadores. O Fronteira Hub, denominação criada pelo Pecege, criará oportunidades de inovação no ambiente universitário para a promoção de novas pesquisas, incentivará o desenvolvimento de capacidades, e irá auxiliar na transferência de tecnologias”.

“A parceria ainda busca o sinergismo de talentos entre pesquisadores, técnico- administrativos, alunos e a comunidade externa, bem como a promoção de uma política alternativa na ascensão do desenvolvimento socioeconômico regional, com a consolidação de novas unidades produtivas independentes do projeto e a criação de novos postos de trabalho”. Finalizou Fujihata.

A ESALQTEc contribuiu significativamente como um modelo inspirador de ambiente de inovação situado num ambiente de geração de conhecimento, que é o caso da ESALQ/USP. Além disso, foi através do seu gerente executivo, Sergio Marcus Barbosa, que ocorreu a apresentação entre o CCA/UFSCar e o PECEGE: ” O programa PECEGE GO já atuava de maneira diferencial no Vale do Piracicaba, daí a minha percepção desta grande aderência e oportunidade mútua ao projeto apresentado a mim em agosto de 2019″,

A gravação da live está disponível no canal do Pecege no Youtube, através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=JmNF7eRNcS0&feature=youtu.be

Confira os participantes do projeto:

-Prof. Dr. Ricardo Toshio Fujihara –Diretor do CCA

-Prof. Dr. Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais – DBPVA/CCA

-Prof. Dr. Jerônimo Alves dos Santos – DTAiSeR/CCA

-Eng. Arquelau Maestrello Zordão – CoGEF-Ar

-Gisele Zutin Castelani – Secretaria de Administração e Finanças (SAF)

-Fabia Farbelow – Secretária Executiva CCA

-Profa. Dra. Adriana Cavalieri Sais – Vice-diretora do CCA

-Edilson Moserle – Prefeito do CCA

-Equipe FAI-UFSCar

-Equipe Agência de Inovação da UFSCar, em especial, Prof. Dr. Rafael

Laroca e Hamilton Vinícius Duque de Sousa

-Reitora Profa. Dra. Wanda Hoffmann e equipe

-Equipe PECEGE e WBGI (We Believe in Great Ideas)

Add a Comment