ESALQTec
Ideias e ações inovadoras saem daqui!

A EsalqTec

A ESALQTec Incubadora Tecnológica é um órgão que atua junto à ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz/Universidade de São Paulo) como um centro de apoio a empreendedores da área Tecnológica ligadas ao Agronegócio no desenvolvimento de seus negócios.

A ESALQTec procura incentivar e dar suporte a criação de startups, micro e pequenas empresas de inovação que atendam os gargalos de desenvolvimento tecnológico no mercado nacional, gerando produtos, processos e serviços baseados em tecnologia incremental e avançada.

Atualmente a ESALQTec conta com mais de 70 empresas, entre residentes, associadas e em pré-incubação que desenvolvem projetos nas áreas de que desenvolvem projetos de TI, entomologia, biogás, controles biológicos, etc.

Nossa História

Em 1994 foi criada a Incubadora de Empresas Agrozootécnicas, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP. Através de um convênio, formalizado em 2005, entre a universidade e diversas instituições, sua denominação passou a ser ESALQTec Incubadora Tecnológica.

Participou deste importante processo de revitalização da incubadora a Universidade de São Paulo (USP); Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ); Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Ciências e Tecnologia e Desenvolvimento (SCTDE); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae) e a Prefeitura Municipal de Piracicaba.

A ESALQTec está instalada na fazenda Areão, que possui 130 hectares de extensão, numa área anexa ao Campus “Luiz de Queiroz”. A fazenda fica na Av. Limeira, s/n., em Piracicaba, São Paulo. A incubadora está conglomerada num espaço de dez mil metros quadrados e seu prédio é constituído por oito módulos de trinta e dois metros quadrados cada.

Esses espaços são destinados ao abrigo de empresas tecnológicas. Além disso, as instalações comportam coordenadoria, secretaria, sala de reuniões, show-room, copa, corredor e sanitários.

Gestão

Sergio Marcus Barbosa

Sergio Marcus Barbosa é Engenheiro agrônomo, formado na ESALQ/USP.
Trabalhou como consultor de negócios e desde 2005 está a frente da ESALQTec como Gerente Executivo.
Sérgio EsalqTec


Conselho Deliberativo

A ESALQTec é formada por um Conselho Deliberativo, órgão responsável pela deliberação técnica e administrativa e por uma Gerência, que atua na administração geral da incubadora.


Prof. Sérgio Pascholati | Presidente



Sérgio Florentino Pascholati possui graduação em Ciências Biológicas pela Unesp (1976), mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Unicamp (1980) e doutorado em Botany and Plant Pathology – Purdue University, EUA (1983). Possui pós-doutorado em Fisiologia/Bioquímica Fitopatológica na Purdue University, EUA (1991-1992) e especialização na mesma área na Universidade Técnica de Munique, Alemanha (1984). É Professor Titular no Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq/USP, com atuação em fisiologia e bioquímica fitopatológica, indução de resistência e controle biológico de fitopatógenos.
Prof. Sergio Pascholati




Prof. Felipe Pilau



Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestre em Produção Vegetal (2002) pela mesma Instituição e doutor em Agronomia – Agrometeorologia pela Esalq/USP (2005). Foi professor da Universidade Federal de Santa Maria no campus de Frederico Westphalen (RS) – Depto de Agronomia (2008-2010) e campus de Santa Maria (RS) – Depto de Fitotecnia (2011-2014). Desde 2014, é professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP, com atuação em ensino, pesquisa e extensão na área de Agrometeorologia.
Prof. Felipe Pilau




Prof. José Belasque Jr



Engenheiro Agrônomo formado pela Unesp Jaboticabal (1997), mestre em Produção Vegetal (2000) pela mesma Instituição e doutor em Fitopatologia pela Esalq/USP (2005). Foi pesquisador científico do Fundo de Defesa da Citricultura entre 1999 e 2013. Desde 2013, é professor do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq/USP, com atuação em pesquisa e extensão nas áreas de Etiologia e Manejo de Doenças de Plantas.
Prof. José Belasque Jr




Prof Sérgio De Zen



Sérgio De Zen possui graduação em Engenharia Agronômica pela Esalq/USP (1991), mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela USP (1997) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela USP (2002). É Professor Doutor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP, com atuação em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. É responsável pelas pesquisas de carnes (suína, bovina e de frango) e leite do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, incluindo os Indicadores Esalq/BM&F de boi e bezerro.
Prof Sérgio De Zen




André Dias



Possui mais de 20 anos de experiência em diversas funções de marketing e gestão de vendas com empresas multinacionais líderes como Shell Brasil SA, Grupo Petropar SA, Novartis Biociências SA, Syngenta Crop Protection AG e BASF S/A. Atualmente, atua nas áreas de Estratégia e planejamento de negócios, geração de modelos de negócios, gestão de marcas e produtos, comunicação clara e gestão efetiva de stakeholders no nível executivo sênior, estratégia de pós-patentes, estratégia de mercado, efetividade de campo, pesquisa de mercado.
Prof Sérgio De Zen