Estudo do BID confirma que tecnologia e inovação melhoram relação entre governo e cidadãos


O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), divulgou nesta semana o estudo “Governos que Servem”, que aborda os diferentes aspectos e desafios para uma prestação de serviços públicos eficientes e eficazes. A publicação aponta que tecnologia e inovação se mostram os grandes aliados deste processo.

Para o especialista principal em Modernização do Estado do BID e coordenador do estudo, Pedro Farias, “muitos governos estão aprendendo que servir bem é o caminho mais curto para reconquistar a confiança cidadã, que vem caindo nos últimos anos.”

A publicação avalia que existe uma grande oportunidade no Brasil para a melhoria da relação entre governos e cidadãos, com base na criação de instrumentos que permitam uma maior integração de serviços, simplificação de procedimentos e melhoria da gestão. Mas para inovar, o estudo ressalta que é preciso criar as condições institucionais necessárias para enfrentar barreiras impostas pela burocracia, como a fragmentação institucional e a complexidade de normas e procedimentos.

A edição em português foi lançada em Brasília (DF), durante o X Congresso de Gestão Pública do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), na “Conferência Magna – Gestão dos serviços públicos: o protagonismo cidadão e caminhos para inovação governamental”. A publicação está disponível em espanhol e português e pode ser acessada aqui.

(Agência ABIPTI, com informações do BID)

Matéria retirada do site anpei.org.br

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