Evento em dezembro comemorará os 15 anos da ESALQTec Incubadora Tecnológica

A Incubadora Tecnológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz/Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), ESALQTec, completou 15 anos em janeiro deste ano. Durante esse tempo, cerca de 260 empreendimentos passaram pelo ambiente de inovação e já são 20 empresas graduadas, ou seja, cumpriram o seu período de “incubação Residente”, e que inovam na contribuição para uma agricultura mais sustentável. Atualmente a incubadora conta com 6 empresas residentes, 116 empresas associadas e 14 projetos de pré-incubação.

Criada em 1994 como Incubadora de Empresas Agrozootécnicas da
Esalq/USP, em 2005, passou por um processo de revitalização, que culminou
no programa EsalqTec. É um projeto gerenciado pela Fundação de Estudos
Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), que em dezembro completa 45 anos. A Fealq
é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que viabiliza a docentes
e grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo – atuantes principalmente
no agronegócio – a celebração de contratos com instituições públicas e
privadas, nacionais ou estrangeiras.
Localizada na Fazenda Areião, em Piracicaba, a ESALQTec é um centro de apoio aos empreendedores da área tecnológica ligados ao agronegócio, e conta com espaço para pesquisas, desenvolvimento e orientações. Tem o objetivo de apoiar a formação de pequenas empresas, na transformação do conhecimento em inovação (produto e/ou serviço) e facilitar o acesso de informações e tecnologias.
Em comemoração aos 15 anos de contribuição ao Ecossistema Tecnológico Agtech do Brasil, a incubadora promoverá seu evento solene: três empresas residentes serão graduadas, além da participação de instituições parceiras que apoiam e promovem projetos inovadores em conjunto com a ESALQTec.
Confira abaixo as empresas que serão graduadas:
Brazil Beef Quality
Residente da ESALQTec de agosto de 2017 a fevereiro de 2019 e desde o início já conseguiu o apoio da FAPESP. “Os benefícios de ser uma empresa incubada na ESALQTec são os contatos e a visibilidade que vem com a incubadora. A credibilidade, a confiança e todas as oportunidades que a incubadora oferece é ótimo nesse começo”, conta o diretor Marcelo Coutinho.
A Brazil Beef Quality trabalha com sistemas de classificação de qualidade de carnes para diversas marcas, aumentando a padronização e qualidade dos cortes cárneos. Fazendo degustações com aproximadamente 1400 consumidores, criou um banco de dados que alimenta o desenvolvimento do processo. Atualmente são três os frigoríficos.
Contando com três projetos apoiados pela FAPESP, a Brazil Beef Quality é a principal empresa do Brasil em pesquisa com foco em garantia de qualidade e padronização da carne bovina.
Smart Agri
 No período em que ficou incubada na ESALQTec, desenvolveu pesquisas para aprimoramento das tecnologias voltada à “Agricultura de Precisão”. Durante esse período também participou de três projetos apoiados pelo programa PIPE/FAPESP e um projeto junto à ABDI.
“A ESALQTEC é a nossa porta de comunicação com a ESALQ, gera credibilidade para a empresa e acesso à academia. Todo o ambiente de inovação de Piracicaba permite contato com possíveis parceiros e também acesso à mão de obra qualificada. Além de termos acesso às linhas de fomento e termos contato com outras empresas que passaram por situações semelhantes, ganhamos também pelo exemplo e a experiência dos outros associados e incubados”, conta Marcos Nascimbem Ferraz, sócio fundador da empresa.
 Atualmente a empresa desenvolve softwares e algoritmos de inteligência artificial que facilitam a compreensão da lavoura, auxiliando agrônomos, pesquisadores e produtores rurais com mais e melhores informações para a tomada de decisão.
Smart Sensing
 A Smart Sensing é uma empresa especialista em “Pulverização de Precisão” e comercializa o que há de mais inovador para este mercado, na utilização de sensores capazes de identificar as palavras vivas, e sistemas de válvulas extremamente precisas que acionam a pulverização na dose e pressão corretas apenas onde é necessário, fazendo com que os clientes economizem até 90% em produtos químicos.
Como residente da ESALQTec durante quatro anos, sua maior conquista foram os clientes e a credibilidade junto ao mercado consumidor. Durante o período de incubação, consolidou a marca do produto como um dos melhores sistemas de pulverização do mercado, expandiram a atuação em todo o Brasil e fidelizaram parceiros e revendas em praticamente todas as regiões agrícolas consumidoras do país.
 “A ESALQTEC facilita o acesso à academia para testes e validações dos produtos e inovações tecnológicas da empresa. Como trabalhamos com um produto altamente inovador, a credibilidade dada pela passagem na ESALQTec, facilita com que os clientes acreditem na tecnologia. A incubadora proporcionou contatos com possíveis parceiros e acesso à mão de obra qualificada, facilitando o acesso aos ambientes de inovação e universidades de Piracicaba”, conta o sócio fundador, Mateus Tonini Eitelwein.

Add a Comment