Membros da ESALQTec participaram de encontro com Pós-Graduandos do Departamento de Fitopatologia da ESALQ


Fomentar a iniciativa empreendedora nos alunos de pós- graduação do programa de Fitopatologia foi o objetivo do encontro de empreendedores da ESALQTec e alunos de pós- graduação, realizado no dia 14/10, na escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Foram tratados os seguintes temas: Como criar uma Startup, Piracicaba AgTech Valley, recursos financeiros para pesquisa e “cases” de sucesso.

Os palestrantes do encontro foram: Prof. Sergio Pascholati ( Presidente do conselho deliberativo da ESALQTec), Sergio Marcus Barbosa ( Gerente Executivo da ESALQTec), Cassiara Gonçalves ( Ex aluna de fitopatologia da ESALQ), Ticyana Banzato (Pesquisadora da Startup Triangulli) e Jacqueline de Oliveira (Diretora da Startup Orion). Para Banzato, esse encontro foi necessário e de muita utilidade “Há uma falsa ideia que está havendo contingenciamento de verba pública para pesquisa, quando na verdade, porém agências fomentadoras estão priorizando programas de pesquisa, como o PIPE/FAPESP e a Embrappi, programa federal, por exemplo”.

Segundo Oliveira, apresentar a maneira de atuação na área para os alunos foi ótimo, “achei uma ótima oportunidade de apresentar aos alunos do programa como estamos atuando na pesquisa e inovação na área em que eles estão inseridos, ou seja, fitopatologia. Também sou recém- doutora formada na ESALQ e pude compartilhar um pouco de minhas dificuldades e conquistas nessa nova etapa como pesquisadora e com o novo olhar de mercado, não somente acadêmico”.

No evento, também foi apresentado a importância da ESALQTec e como o vale do Piracicaba está inserido nesse contexto, para o professor Pascholatti, o evento foi um sucesso: “considero que o evento foi um sucesso, principalmente em função da visão oferecida no sentido de se procurar desenvolver o pensamento empreendedor nos participantes, bem como no contexto da inovação nas pesquisas realizadas no departamento. Ao término do seminário ficou claro o sucesso do mesmo, em função das reações positivas da audiência no sentido da busca de mentorias, informações e mesmo da iniciativa privada em investir em ideias inovadoras.

Add a Comment