MetaQuantiON, Inovação em Diversos Setores do Agronegócio


A ESALQTec, Incubadora Tecnológica da ESALQ/USP, realizou uma entrevista com a Diretora Executiva e de P&D da MetaQuantiON Danielle Caldas. Fundada em 2018 e residente em Piracicaba-SP, a associada busca inovações para diferentes setores do agronegócio. Trabalhando em soluções de análises moleculares para determinação da carga microbiana, que pode distinguir entre presença, ausência, colonização e infecção.

Maiores Informações: https://www.metaquantion.com/

ESALQTec: Qual a área de atuação e o principal mercado e produto ou serviço oferecido pela empresa?

MetaQuantiON: A MetaQuantiON visa oferecer a diferentes setores do agronegócio, desde produtores agrícolas, indústria sucroalcooleira, indústria alimentícia, e de processos fermentativos em geral, soluções em análises moleculares para determinação da carga microbiana, que pode distinguir entre presença, ausência, colonização e infecção. Essas análises incluem detecção quantitativa de microrganismos fitopatogênicos e contaminantes da agricultura e da agroindústria. Também a MetaQuantiON pode atuar: na análise de genes microbianos envolvidos em processos biogeoquímicos do solo; na quantificação de OGMs; nas determinações de variações no número de cópias gênicas (ensaios CNV) em plantas; na genotipagem de SNPs; e no desenvolvimento de projetos contratados por demanda.

ESALQTec: Quais as vantagens tecnológicas oferecidas pela empresa?

MetaQuantiON: As análises moleculares que a MetaQuantiON oferece permitem detecção e/ou quantificação acurada de fitopatógenos e/ou contaminantes que não podem ser extraídos ou cultivados facilmente a partir do hospedeiro ou que estejam presentes em baixos níveis de inóculo nas amostras. O diferencial dos serviços disponíveis na empresa é fornecer resultados rápidos, acurados, personalizados e reproduzíveis.

ESALQTec: Em qual produto está trabalhando no momento? Detalhe sobre o produto.

MetaQuantiON: Dentre as análises disponíveis, está a detecção do agente causal da ferrugem asiática da soja, Phakopsora pachyrhizi.

Apesar de práticas de manejo como uso de cultivares de ciclo precoce semeadas no início da época recomendada e “vazios sanitários”, a tendência é que ocorra um aumento do inóculo do fungo (que se espalha pelo vento) com o decorrer da safra. Recomenda-se o monitoramento da lavoura e da região e o controle químico com fungicidas logo após os primeiros sintomas ou preventivamente. O atraso na aplicação, depois de constatados os sintomas iniciais, pode acarretar em redução de produtividade.
A análise disponível na MetaQuantiON detecta a presença do inóculo ainda em baixos níveis, com pouco ou nenhum sintoma nas plantas. O monitoramento por meio de nossas análises inicia-se com uma assessoria para o planejamento da amostragem no campo e coleta de amostras. No laboratório, são conduzidas análises moleculares para detecção quantitativa do fungo e os resultados são enviados ao cliente em forma de relatórios em até 72 horas.

Outra análise disponível é a quantificação de contaminações bacterianas em amostras de usinas sucroalcooleiras como: água, melaço, mosto, levedo, vinho e biofilmes. Tem sido relatado que níveis de contaminação bacteriana acima de 107 células/mL podem causar redução de até 40% no rendimento do processo fermentativo, uma vez que a presença de bactérias reduz a viabilidade, o crescimento e a capacidade fermentativa das leveduras, leva à produção de ácido lático e acético e à floculação da levedura.

O monitoramento destas contaminações por meio de nossas análises inicia-se com uma assessoria para o planejamento da amostragem na usina e coleta de amostras. A análise e liberação de resultados segue o mesmo roteiro da análise de fitopatógenos.

Também, a MetaQuantiON oferece análises da microbiota de solos para a detecção e quantificação de grupos de microrganismos e de processos biogeoquímicos importantes no monitoramento de sua atividade biológica/qualidade (genes do ciclo do Carbono e Nitrogênio).

ESALQTec: Quais os planos futuros de crescimento?

MetaQuantiOn: A empresa visa expandir sua capacidade analítica quanto ao volume de amostras/dia. Em médio prazo, o objetivo é disponibilizar análises para doenças importantes de outras culturas como citros, cana-de-açúcar e olerícolas.

ESALQTec: Quais as expectativas para a parceria com a ESALQTec e no que a incubadora poderá ajudar?

MetaQuantiON: A EsalqTec tem apoiado a MetaQuantiON desde o início, orientando nos primeiros passos para a criação da Startup, incentivando e fomentando nossa participação dentro de um ambiente de sinergismo do ecossistema Agro, divulgando nosso trabalho, colocando a empresa em contato direto com investidores.

Add a Comment