Nova Associada Inovando na Sustentabilidade da Produção com a Radiação UV


A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioletas com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. Seria possível usufruir disso no agronegócio? Sim, a startup M2D1(nova associada da ESALQTec), através de anos de pesquisas e estudos, inovou nesta área usufruindo dos raios UV para aplicar no combate doenças ocasionadas por germes que afligem todo o ecossistema do agronegócio.

Devido a esses fatores, a equipe ESALQTec realizou uma entrevista com a CO-Founder da empresa Maria Augusta Mesquita Tozello para entender melhor o trabalho desenvolvido. Acompanhe a seguir:

ESALQTec: Quais as expectativas para a parceria com a ESALQTec e no que a incubadora poderá ajudar?

M2D1: Poderíamos dizer que a possibilidade de estreitar o relacionamento com uma das maiores e melhores escolas de agronomia do mundo, seus departamentos e docentes já nos bastaria. Entretanto, por sermos uma startup, constituída em março de 2020 e liderada por 3 mulheres visionárias e empreendedoras isso não nos é possível.

Inúmeras são as nossas carências que podem ser supridas com a parceria; a aproximação que nos será permitida ao ecossistema do agronegócio é uma das principais. Sem dúvidas contar com toda a expertise adquirida pela ESALQTEC nos seus 15 anos de existência será fator fundamental para que possamos levar adiante a solução por nós em desenvolvimento.

O leque de oportunidades como os mecanismos de subvenção e de P&D (que se tratando do nosso caso, por ser disruptivo, possui extrema dificuldade de obter), que, entretanto a incubação na ESALQTEC nos ajudará a mostrar a viabilidade; as novas tecnologias as quais seremos aproximadas; o contato com investidores, a participação em eventos; utilização das instalações em compartilhamento; divulgação de notícias no site institucional e as oportunidades de negócio; são por nós almejados.

ESALQTec: Qual a área de atuação e o principal mercado e produto ou serviço oferecido pela empresa?

M2D1: Nós da M2D1 somos três mulheres empreendedoras e visionárias que, por meio da ciência e tecnologia, empreendemos nessa nova jornada diagnosticando carências não só do mercado brasileiro como também do mundial.

Baseadas na ciência e tecnologia, inovamos desenvolvendo soluções disruptivas e de altos impactos capazes de mitigar os problemas relacionados à saúde, à fome e ao meio ambiente. As pragas e doenças, de modo geral, causam redução do volume de produção, prejuízos à qualidade dos produtos e, conforme a situação podem levar à morte das plantas, animais e até mesmo dizimar cultivos e rebanhos inteiros.

Através da utilização de radiação ultravioleta em um comprimento de onda curto, que não causa danos a saúde humana ou animal e tampouco aos vegetais desenvolveu soluções que buscam prevenir e combater as doenças ocasionadas por germes que afligem todo o ecossistema do agronegócio, desde antes da porteira até a mesa do consumidor.

Referido comprimento de onda, por ser reduzido, não ultrapassa a camada externa da pele humana, animal bem como a epiderme vegetal, ou seja, a camada de células mais externa do corpo primário da planta, que recobre flores, frutos, sementes, folhas, caules e raízes. Entretanto atinge o DNA ou o RNA dos germes (vírus, fungos, esporos, bactérias) que assim, são inativados antes que comprometam culturas e rebanhos.

Dessa forma, a M2D1 busca contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do Agronegócio, com aumento de produtividade, sem necessidade de abertura de novas áreas de plantio, sensíveis a redução de custos com agrotóxicos, antibióticos e principalmente, com redução do impacto ao meio ambiente decorrente da utilização dos produtos convencionais.

ESALQTec: Quais as vantagens tecnológicas oferecidas pela empresa?

M2D1: A solução tecnológica e inovadora da M2D1 permite que através da utilização de um comprimento curto de radiação ultravioleta sejam inativados os germes causadores de toda uma gama de doenças que afligem o agronegócio, possibilitando a redução do uso de agrotóxicos na lavoura e antibióticos na pecuária, ademais do prolongamento da vida útil dos produtos vegetais.

ESALQTec: Em qual produto está trabalhando no momento? Detalhe sobre o produto.

M2D1: Estamos na fase de ideação e pesquisas em relação à aplicação da tecnologia no Agronegócio, uma vez que essa já mostrou plenamente eficiente no campo da saúde humana ao inativar os germes ainda no ar com eficiência de 99,99% e sem causar danos à saúde.

ESALQTec: Quais os planos futuros de crescimento?

M2D1: Com a obtenção de recursos a título de fomento, subvenção ou financiamentos não reembolsáveis poderemos ampliar as pesquisas nas diversas culturas, bem como na agropecuária. Caso contrário, as pesquisas continuarão a ser feitas por cultura e de acordo com os recursos próprios disponíveis.

A M2D1 tem sede em São Paulo, capital, e foi fundada em março de 2020. Em agosto deste ano, a startup foi premiada no Programa Shell Iniciativa Jovem com uma solução para a área de saúde, baseada em comprimento de onda curto da radiação UVC. Entre 78 participantes, a M2D1 foi uma das doze selecionadas e também faz parte das cinco premiadas. Atualmente, a empresa está concorrendo para o melhor projeto do ano, no programa que irá ocorrer em dezembro. Para maiores informações, acesse: https://m2d1.com

Add a Comment