Nova empresa associada trabalha com controle de formigas cortadeiras


A ideia da nova empresa associada da ESALQTec nasceu de uma tese defendida em 2017 com o título: Bases para o controle microbiano de formigas cortadeiras. Onde se buscou uma alternativa de controle das formigas cortadeiras fazendo uso de bactérias e fungos entomopatogenicos além de seus metabólitos secundários, assim em 2020 se consolidou a empresa Sal da Terra, fundada pelo Engenheiro Agrônomo Raphael Vacchi Travaglini.
A empresa atualmente esta em fase de transferência de tecnologia, do uso de fermentação líquida para multiplicação de microrganismos, em busca de novos propágulos infectivos para atingir as larvas e operárias de saúvas, além de ter também como alvo o jardim de fungo simbionte (reserva alimentar da colônia).
Uma cápsula foi apresentada como protótipo em uma publicação científica para carrear tal produto. Também estão fazendo teste em campo para validação do produto e de bancada para prospectar novos agentes de controle, além de aprimoramento da atratividade.
“Para o futuro, estamos em busca de fundos perdidos, capital “seed” e parceiros com estrutura laboratorial. E a ESALQTec nos proporciona visibilidade, conexão com novos parceiros e estar vinculado a um HUB.” Contou o CEO Raphael Vacchi Travaglini.

Add a Comment