Pós-graduação da ESALQ confirma conceitos de excelência


Via: ESALQ/USP
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou essa semana o resultado da primeira etapa da Avaliação Quadrienal 2017, que traz um balanço da qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Dos PPGs oferecidos na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), seis foram avaliados como de nível 7: ‘Ciência Animal e Pastagens’, ‘Entomologia’, ‘Genética e Melhoramento de Plantas’, ‘Solos e Nutrição de Plantas’, ‘Fitopatologia’ e ‘Ecologia Aplicada’ (interunidades ESALQ/Cena). Os Programas de ‘Fitotecnia’ e ‘Recursos Florestais’ receberam conceito 6. As notas 6 e 7 equivalem aos desempenhos dos centros internacionais de ensino.

Outros PPGs confirmaram seus índices de excelência: ‘Economia Aplicada’, ‘Engenharia de Sistemas Agrícolas’, ‘Internacional Biologia Celular e Molecular Vegetal’ e ‘|Microbiologia Agrícola’ receberam nota 5. Os programas de ‘Administração’, ‘Bioenergia’, ‘Ciência e Tecnologia de Alimentos’, ‘Estatística e Experimentação Agronômica’, ‘Fisiologia e Bioquímica de Plantas’ foram avaliados com o conceito 4.

Segundo o presidente da Comissão de Pós-Graduação da ESALQ, professor Fernando Luís Cônsoli, a instituição teve 76% de seus cursos reconhecidos como sendo de excelência, 8 deles de excelência internacional, com 6 desses cursos obtendo conceito máximo na avaliação de programas de pós-graduação pela CAPES (conceito 7), incluindo os programas interunidades e interinstitucional, hoje também hospedados na ESALQ. “A avaliação da qualidade da pós-graduação no Brasil disponibilizada pela Capes mantém o destaque de excelência e de inserção internacional da Pós-Graduação da ESALQ”.

Cônsoli destaca ainda a ascensão dos Programas de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola e em Recursos Florestais, agora reconhecidos como cursos de excelência nacional (conceito 5) e internacional (conceito 6), respectivamente. “A avaliação da qualidade da pós-graduação hoje oferecida pela ESALQ é motivo de orgulho e reflete o empenho da comunidade docente, discente e de funcionários envolvidos com o ensino, a pesquisa e a administração da pós-graduação. São poucas as unidades e instituições que reúnem essa proporção de programas com conceito de excelência”.

Acesse o hotsite criado para a Avaliação Quadrienal que reúne todas essas informações e dados: avaliacaoquadrienal.capes.gov.br.

Números da PG na ESALQ

Início em 1964 (1ª unidade da USP a implantar a Pós-Graduação)
16 Programas de Pós-Graduação
1 Programa Interunidades
1 Programa Interinstitucional
14 Cursos de Mestrado
16 Cursos de Doutorado
434 Alunos matriculados no Mestrado
646 Alunos matriculados no Doutorado
419 Disciplinas credenciadas
5711 Mestres titulados
3083 Doutores titulados

Para outras informações sobre a PG da ESALQ acesse www.esalq.usp.br/pg.

Texto: Caio Albuquerque

Add a Comment