Pragas.com e Drop Agricultura serão graduadas no Prêmio Empreendetec 2019


A incubação na ESALQTec é um grande passo para as startups obterem sucesso no futuro. A primeira conversa com o gerente executivo da incubadora Sergio Marcus Barbosa pode ser o início de uma grande trajetória da empresa. A CEO da pragas.com Cristiane Tibola e o diretor da Drop Agricultura Franz Pavlu tiveram este interesse e realizaram esta experiência. Agora ambos foram reconhecidos e receberão a graduação na 10° edição do Prêmio Empreendetec.

Receber a graduação é muito importante para as startups, por ser um evento solene, as empresas ganham mais visibilidade e destaque com a sociedade. A graduada pragas.com é uma provedora de soluções inovadoras e aplicadas para viabilizar pesquisas agrícolas, reduzir custos, acelerarando o desenvolvimento de tecnologias para o controle de pragas agrícolas. Segundo Tibola, a empresa tinha apenas três funcionários quando iniciou os trabalhos na incubadora, porém com o passar do tempo, os números foram crescendo:

“A Pragas.com ficou na incubadora de Outubro de 2014 a Setembro de 2018, quando transferiu suas operações para uma nova sede. Nossas operações contam com o auxílio de 24 pessoas, sendo que o aumento foi significativo para cada ano de operação. Em 2015, estávamos com 3 pessoas integrando a equipe, em 2016 passamos para 6 pessoas, 2017 aumentamos para 9 pessoas e em 2018, quando saímos da Esalqtec, estávamos com 12 colaboradores e no momento contamos com 24 atuando diretamente nas atividades da empresa. Temos previsto a contratação de mais 10 pessoas até o final deste ano. Na Esalqtec, tivemos um crescimento que nos permitiu em 2018 construir a bio fabrica da Pragas.com® e ampliar nossas operações.”

A startup também demonstrou total orgulho e satisfação em receber a graduação. Para Tibola, é um início de uma nova etapa da empresa. “Receber a graduação é coroar o esforço e dedicação na construção da Pragas.com®. Nos sentimos honrados e felizes de receber, onde podemos reconhecer o carinho e a consideração dos membros da Incubadora, em especial do Gerente Sergio, que nos apoiou muito durante nossa caminhada como empreendedores. Estendemos esse momento a todos os colaboradores que nos ajudaram e ajudam a fazer a Pragas.com® acontecer.”

Futuramente, a empresa pretende investir em insumos biológicos, visando produzir em alta escala e reduzir custos, através de uma automação em seus processos produtivos.

Já a Drop Agricultura, se instalou na incubadora por 2,5 anos (iniciando os trabalhos em 2017). Astartup desenvolveu um projeto chamado Nematchau, que visa aumentar a eficiência no controle de Nematóides em grãos. Graças ao projeto, a empresa localizou as zonas problemáticas através de imagens de satélite, realizando aplicações de produtos químicos apenas nas reboleiras e produto biológico em todas as áreas, garantindo uma redução de custos de até 70% em relação a uma recomendação padrão.

“A Esalqtec foi muito importante no crescimento da Drop, além de nos fornecer os espaços físicos a um custo viável, sempre contando com o apoio para melhorar a nossa estrutura como um todo. Um dos pontos mais importantes está relacionado à mentoria que o pessoal nos fornece para ajuste do nosso plano de negócios, elaboração de Pitchs para diferentes Stakeholders, e networking, tanto técnico como comercial, facilitando muito nossa estratégia para abordar o mercado. Nesses 2,5 anos de Esalqtec, crescemos mais de 100% ao ano com um faturamento já expressivo para uma empresa nova, e muito disso vem do apoio que recebemos. Hoje nossa empresa conta mais de 90 clientes e pelo menos 1.700.000 ha tratados com nossas tecnologias por safra.” Afirma o diretor da Drop Agricultura Franz Pavlu. “Essa graduação é muito importante, pois concretiza mais uma etapa do sucesso de uma Startup. Oficializa mais uma fase e certifica que estamos no caminho certo. Estamos saindo de uma sala de 3 x 3 m, que foi primordial para nosso fortalecimento, para uma planta Industrial em Piracicaba com aproximadamente 1000 m2. Iniciei na Esaqtec sem nenhum colaborador e hoje já contamos com mais de 8 colaboradores diretos, 8 parceiros a nível Brasil e Paraguai e consumimos produtos e serviços de pelo menos 12 empresas do vale do Piracicaba.”

Futuramente, a startup pretende tracionar a comercialização de sues produtos e serviços, e também continuar empreendendo e desenvolvendo novos projetos dentro da empresa.

O gerente executivo da incubadora, Sergio Marcus Barbosa, destacou a importância da graduação da empresa. “O momento da graduação de uma empresa Residente pode ser considerado o mais importante para nós. Em sintonia com os empreendedores, sentimos a mesma emoção. Mas a parceria continua, agora como empresas Associadas, podendo continuar contribuindo para o seu sucesso.”

Add a Comment