Projeto pré-incubado da ESALQTec buscará inovações na agricultura de precisão


A agricultura de precisão consiste em um conjunto de tecnologias aplicadas na produção agrícola, com o objetivo de aumentar a produtividade das culturas e melhorar a qualidade ambiental do local. A i3agro iniciou seu projeto de pré- incubação na ESALQTec, atuará nesta área e concedeu uma breve entrevista sobre o assunto, demonstrando seus objetivos e expectativas para o trabalho:
ESALQTec: Quais as expectativas para a parceria com a ESALQTec e no que a incubadora poderá ajudar?

I3AGRO: Desejamos conhecer as empresas incubadas na ESALQTec que tenham oferta similar à da i3agro, para sabermos como diferenciar, sem tornar-se concorrente e oferecer parcerias tipo B2B. Também acreditamos que a ESALQTec pode nos ajudar na validação de nosso produto/oferta, por meio de contatos com potenciais clientes.

ESALQTec: Qual a área de atuação, o principal mercado e produto ou serviço que será oferecido pela futura empresa?

I3AGRO: A i3agro.com atuará na área de agricultura de precisão / agricultura digital / 4.0, sendo que inicialmente optamos por não atuar na pecuária. O produto/serviço da i3agro irá consistir em Estações Remotas instaladas nos talhões de cultivo, que transmitem dados meteorológicos e das culturas para a Estação Local da fazenda. Por sua vez a Local envia os dados para a Internet, tornando-os acessíveis para o agricultor/equipe, e também para processamento via Inteligencia Artificial visando realizar predições de curto prazo (2 a 24 horas) para ajudar nas decisões diárias do produtor rural.

ESALQTec: Quais as vantagens tecnológicas oferecidas pela futura empresa?

i3AGRO: Adotaremos sobretudo tecnologias abertas, livre de royalties, o que reduz o custo, e favorece a escalabilidade. Conceito similar a padrões mundiais de hoje tais como a própria Internet, software livre tipo Linux etc. Também o máximo possível buscaremos ser independentes de prestadores de serviços de telecom ou nuvem, flexibilizando nossas aquisições.

ESALQTec: Em qual produto está trabalhando no momento? Detalhe sobre o produto.

i3AGRO: As Estações Remotas fazem coleta de diversas grandezas metorológicas (temperatura umidade irradiação pluviometria ventos etc.), podendo ser ampliada para qualquer outra grandeza física (ex: pH oxigênio detecção de presença etc). Seus dados são transmitidos à Estação Local por sistemas sem fio e independente de operadora de celular ou satélite. Também estamos aprimorando os algoritmos de inteligência artificial para, p.ex., predizer a ocorrência de chuvas ou intensidade do vento. Esse produto será fornecido aos nossos clientes na foram de prestação de serviços, onde cuidamos da instalação, setup, manutenção e atualizações.

ESALQTec: Quais os planos futuros de crescimento?

I3Agro: Estamos saindo da etapa protótipo para entrar na etapa piloto, na qual temos metas de alcançar pelo menos 10 fazendas independentes para abrigar pelo menos 3 estações remotas cada. Essa etapa de validação servirá para aperfeiçoar o produto (Prova de Conceito) visando alcançar a etapa operacional. Na etapa operacional já temos meta de alcançar 1000 fazendas em 3 anos de operação, podendo ampliar indefinidamente, pois a tecnologia é altamente escalável (milhões de hectares, trilhões de dados).

Add a Comment