Taxus Technologies realiza trabalho voluntário para alunos de Entomologia da ESALQ/USP


Com as aulas presenciais suspensas, foram adotados nos departamentos da ESALQ/USP os aprendizados online. Porém em casos como a área de conhecimento entomológico (estudos dos insetos e suas relações com o homem), aulas práticas são essenciais e ficaram comprometidas na sua realização.

Porém a tecnologia e a iniciativa empreendedora de Eduardo Bonilha, Gabriel Palma e Jorge Wiendl solucionaram este problema. Com um projeto Pré-Incubado na ESALQTec Incubadora Tecnológica, a Taxus Technologies realizou uma parceria com o Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ, através de uma cooperação com os professores Marco André Savaris e Roberto A. Zucchi que tem como proposta ensinar aos alunos as estruturas morfológicas e a classificação dos insetos na disciplina de Entomologia Geral.

Segundo um dos fundadores da Taxus Technologies, Gabriel Palma, o projeto (aplicativo das aulas) SIAPE (Sistema de Aprendizagem Prático de Entomologia) está suprindo a indisponibilidade das aulas práticas presenciais: “A demanda do projeto foi devido a impossibilidade de aulas práticas presenciais, pois os alunos precisam visualizar e manipular os insetos. A partir daí surgiu à ideia do aplicativo para desenvolver tecnologias aplicando conceitos do produto, que está sendo desenvolvido na incubadora”.

Palma também relata os procedimentos da preparação das aulas online: “Estou tendo diversas reuniões para decidir como utilizar o aplicativo e em que parte da aula. Na classificação dos insetos (ordens e famílias), que depende das estruturas morfológicas, apresentamos as imagens e temos interação com os usuários. No semestre passado, recebemos um ótimo feedback dos professores e alunos com relação ao andamento das aulas com a utilização do SIAPE”.

Para formalizar a parceria, a Taxus e professores do Departamento realizaram três reuniões formais, focadas em tecnologias inovadoras e tornando o sistema mais flexível, de forma que não haja limitação a só um tipo de aplicação, e podendo ser adaptado para outras demandas. Além da equipe da Taxus Technologies, os professores do Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ/USP, Marco André Savaris e Roberto A. Zucchi, forneceram os dados morfológicos e taxonômicos para o aplicativo, visando o desenvolvimento das aulas.

Segundo o professor da entomologia, Marco André: “A iniciativa de fazer o SIAPE foi algo genial, pois através de mídias eletrônicas (computador, tablets, celular…) o estudante consegue estudar e visualizar estruturas morfológicas dos insetos através de desenhos e fotografias, que apoiam o entendimento dos conteúdos ministrados em sala de aula de uma forma rápida e prática”.

O projeto da Taxus Tecnologies visa auxiliar o ensino de Entomologia básica e aplicada para os estudantes da ESALQ e também avaliar os danos econômicos causados por insetos, através da criação de softwares. Foram desenvolvidas aplicações para esse fim, utilizando as informações com base nas pesquisas da área entomológica. Atualmente, a parceria propõe colaborar com as aulas de Entomologia da ESALQ e auxiliar empresas na área do manejo de pragas.

Add a Comment