Tecnologias Aplicadas com Nano Insumos: A aposta da Nova Startup associada à ESALQTec


A nova empresa associada à ESALQTec, Argilos, desenvolve soluções sustentáveis baseadas em argilas e argilominerais in natura, sintética ou funcionalizadas. Para entender um pouco mais do trabalho realizado, a equipe ESALQTec entrevistou o CEO & Founder da empresa Gabriel Machado. Confira as respostas abaixo.

ESALQTec: Qual a área de atuação e o principal mercado e produto/serviço oferecido pela empresa?

Argilos: Temos uma abordagem de P&D multifuncional gerando mais de 70 soluções de alto nível, atingindo mais de 20 segmentos do mercado. Trinta e um estão completamente desenvolvidas e produzidas em escala piloto, sendo que a estratégia de industrialização e entrada no mercado consiste em simplificar o lançamento dos produtos, com os itens que exigem menor controle de regulamentação e com potenciais parceiros comerciais.Nosso foco é a aplicação destes nano-materiais de origem natural visando economia circular e baseada em bio-nutrientes.

ESALQTec: Quais as vantagens tecnológicas oferecidas pela empresa?

Argilos: – Inovação

– Processos e formulações baseadas em materiais naturais funcionalizados usando os princípios da química sustentável (Green chemestry)

-Multifuncionalidade e diversidade nas ferramentas construtivas das nossas soluções, que nos permite desenvolver Ad-hoc num amplo espectro de contextos industriais.

ESALQTec: Onde reside a empresa? Em que ano foi fundada?

Argilos: Desde 2012 vem reunindo uma equipe multidisciplinar de inteligência, mercado, pesquisa & desenvolvimento e ativos físicos. Em 2016 a ARGILOS iniciou a instalação de uma planta de processamento semi-industrial desenhada para escalar a produção de nano insumos e atualmente se encontra a procura de um galpão industrial para sua reinstalação. A sede administrativa da empresa reside na Rua Júlio César de Farias, 60 do Jardim Bonfiglioli; São Paulo.

ESALQTec: Em qual produto está trabalhando no momento? Detalhe sobre o produto.

Argilos: ARPH é uma tecnologia que integra argilas purificadas e funcionalizadas com biopolímeros com a finalidade de capturar o excesso de fósforo (P) em estações de tratamento de esgoto durante um tratamento terciário. Controlando a proliferação de cianobactérias em reservatórios d’água e disponibilizando o P recuperado como biofertilizantes em forma de um substrato leve a ser aplicado em agricultura vertical urbana.

ESALQTec: Quais os planos futuros de crescimento?

Argilos: Estamos na fase de escalar a produção para o qual estamos à procura de um galpão industrial para completar a nossa planta físicas.

ESALQTec: Quais as expectativas para a parceria com a ESALQTec e no que a incubadora poderá ajudar?

ARGILOS: A expectativa é muito alta, somos da USP e temos conhecedores de altíssima qualidade de pesquisa produzida nesse polo de inovação. Esperamos dar uma perspectiva aplicada a diversas tecnologias voltadas para o segmento AGRO que a ARGILOS encontrasse pronta para escalar e levar ao mercado.

Para maiores informações, acesse: https://www.argilos.com.br/

Add a Comment