Terrarium, a nova era da Horticultura


A horticultura é a ciência agronômica que trata do cultivo de plantas de hortas, pomar, estufa e jardim, se dividindo em olericultura, fruticultura e horticultura ornamental. No Brasil, tem se desenvolvido em consideração a atual preocupação com uma alimentação saudável, ligada ao crescimento da modernização de materiais, maquinários e à inovação tecnológica relacionada a cultivos. A Terrarium, nova associada da ESALQTec, atua nesta área com o objetivo de inovar, oferecendo uma estrutura de produção de alimentos hidropônicos e sem químicos em ambiente protegido.

A estrutura oferecida pela startup é móvel, podendo ser instalada diretamente no consumidor, o foco inicial da empresa é em supermercados, grupos de restaurantes e hortas comunitárias dentro dos centros urbanos. A Terrarium pretende produzir alimentos o ano todo, de forma segura e protegida, no local do consumo e sem o uso de químicos, isso permite que a cadeia de transporte seja reduzida drasticamente, economizando nos custos e diminuindo a pegada de carbono aos alimentos.

O Ceo/Fundador da Terrarium Pedro Lian Castanho, relata sobre o trabalho atual da empresa e seus planos futuros: Atualmente, estamos trabalhando no módulo produtivo Mk.I, primeira geração de conteiners produtivos, adaptados para folhosas, temperos e flores. Pretendemos no futuro desenvolver protocolos para produção de cultivos com restrições ambientais no Brasil, de alto valor agregado. Também queremos firmar parcerias com grandes grupos varejistas para produção de verduras dentro dos mercados.

Para a parceria com a ESALQTec, a expectativa é alta: “Nosso objetivo com a parceria é para o início do desenvolvimento da startup, networking com empresas, investidores e pesquisadores, bem como um local de partida para o início dos nossos negócios”, completou Castanho. A Terrarium foi fundada em Agosto de 2020 e reside na cidade de Piracicaba.

Equipamento desenvolvido pela Terrarium.

Equipamento desenvolvido pela Terrarium.

Add a Comment